Não consegue visualizar? Clique aqui
logo instituto CCR logo CCR
EDIÇÃO Nº 96 • Março | 2024 • Tempo de leitura: 8 minutos www.grupoccr.com.br/instituto-ccr
20240312-753.jpg
Educação e Cultura
Economia criativa: Grupo CCR firma parceria com a Co.liga para formar 100 mil jovens em todo o Brasil

O Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, assumiu o compromisso de apoiar a formação de 100 mil jovens em economia criativa até o primeiro semestre de 2025 por meio da Co.liga. A Companhia se tornou parceira mantenedora da escola digital da Fundação Roberto Marinho (FRM) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que oferece 47 cursos gratuitos em cultura, tecnologia e economia criativa.

Além de incentivar a ampliação do número de inscritos na plataforma, haverá a criação de um curso inédito e a implantação de um laboratório totalmente equipado em uma das instalações do Grupo para o uso gratuito pelos estudantes.

Depoimento
João_Alegria_(49132905111).jpg
João Alegria
Secretário-geral da Fundação Roberto Marinho

“A possibilidade de contar com o engajamento da CCR na mobilização das juventudes para a inclusão produtiva, é estratégico para a co.liga. Ampliar e fortalecer redes de jovens, além de viabilizar acesso à formação, demonstra claramente o compromisso da empresa com a transformação social e o futuro do país.”

Clique aqui e conheça mais sobre a Co.liga
Cosmos-1280x800_MdA_ByronPrujansky__1456511497_189.60.197.72.jpg
Antropoceno_1280x800_CidadeOlimpica1.jpg Arquitetura (13) - Copia.jpg amanhas.jpg
Educação e Cultura
Museu do Amanhã: explore as possibilidades futuras; visite o museu nas Terças Gratuitas

O Museu do Amanhã desafia as fronteiras do convencional ao apresentar um acervo que não está enraizado no passado, mas sim nas potencialidades do amanhã. Desde suas exposições de longa duração até as temporárias, os visitantes são imersos em experiências que os convidam a ver, sentir, interagir e apreciar.

Com patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, os visitantes são guiados por uma narrativa multimídia dividida em cinco grandes momentos na exposição principal: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. O conteúdo dessa mostra foi elaborado por uma equipe de mais de 30 consultores brasileiros e estrangeiros, provenientes de diversas áreas do conhecimento. Para a exposição, o museu estabeleceu parcerias estratégicas com algumas das principais instituições científicas do Brasil e do mundo, incluindo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ficou interessado em visitar? Saiba mais sobre a exposição principal e outras mostras disponíveis.

Agende a sua visita gratuitamente

As terças-feiras do museu são oferecidas gratuitamente graças ao apoio da CCR, por meio do Instituto CCR. Para retirar e agendar o seu ingresso, clique aqui. O endereço do Museu do Amanhã é Praça Mauá, 1, Centro (RJ). Horário: terça a domingo, das 10h às 18h.

Exposição.png
Educação e Cultura
Instituto Tomie Ohtake: programação conta com exposições e atividades culturais gratuitas

O Instituto Tomie Ohtake está com quatro exposições disponíveis para visitação do público e diversas atividades culturais para a população, com entrada gratuita. Até o dia 5 de maio está em cartaz a mostra "Máscaras e Flôrs: os papéis de Tomie Ohtake", que traz, pela primeira vez, um recorte cujo enfoque não são as obras, mas sim os papéis, documentos e revistas do acervo pessoal da artista. Já até o dia 26 de maio, o Instituto apresenta a exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques, reunindo trabalhos de toda a carreira da artista, que nas últimas décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas.

Outro destaque da programação é a mostra "Diásporas asiáticas", que segue até o dia 26 de maio e possui três exposições, sendo duas individuais e uma coletiva. Destaque também para a exposição "Água Pantanal Fogo" que reúne fotografias de Lalo de Almeida e Luciano Cnaisani, além de apresentar mapas, livros e uma sala de vídeos que auxiliam a compor um panorama potente do Pantanal e de suas urgências. O Instituto Tomie Ohtake também conta com atividades culturais gratuitas, como ateliê, cursos de ilustrações e capas de livros, rodas de conversas, entre outras ações.

Além disso, para os colaboradores das concessionárias de São Paulo do Grupo CCR estão sendo sorteados ingressos. Estes vouchers têm o objetivo de garantir a entrada gratuita no caso de eventos pagos. Importante ressaltar que a entrada no Instituto Tomie Ohtake é gratuita, de terça a domingo, das 11h às 19h. O endereço é Rua Pinheiros, 88, Pinheiros (SP).

Clique aqui e confira a programação completa
MicrosoftTeams-image (38).png
MicrosoftTeams-image (36).png MicrosoftTeams-image (39).png MicrosoftTeams-image (37).png
Mobilidade e Cidades Sustentáveis
Grupo CCR marca presença na SXSW 2024 discutindo sobre inovação e sustentabilidade

A participação do Grupo CCR na edição 2024 da South by Southwest (SXSW) em Austin, entre os dias 8 e 16 de março nos EUA, marcou sua estreia em um dos principais eventos globais de inovação, criatividade e tecnologia. Com o intuito de fomentar discussões sobre mudanças climáticas, impacto social e cidades sustentáveis, a Companhia, por meio do patrocínio do Instituto CCR, integrou a programação da Casa São Paulo, um espaço dedicado à promoção da cultura, inovação e indústria paulista.

A Companhia esteve ainda presente no Favela Day, um dia dedicado a debates, dinâmicas e trocas de conhecimento com foco na transformação social. Também participou de painéis sobre cidades sustentáveis e impacto social, com o vice-presidente de Sustentabilidade, Risco e Compliance da Companhia, Pedro Sutter, e a diretora de Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social da Companhia e diretora executiva do Instituto CCR, Renata Ruggiero.

Depoimento
DSC00624.jpg
Renata Ruggiero
Diretora de Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Grupo CCR

“A presença no SXSW reforça a visão do Grupo CCR de liderar o setor de mobilidade com foco na criação de valor sustentável, o que passa necessariamente pela inovação. Entendemos que as tendências e as novas tecnologias vão moldar o futuro da mobilidade e seu impacto para a construção de cidades mais sustentáveis.”

Reveja os painéis em que a CCR participou, clicando aqui
20231005-iccr-carapicuiba-088.jpg
Educação e Cultura
Caminhos para a Cidadania: curadoria sobre mobilidade urbana para os professores

O direito à cidade é um tema essencial que permeia a vida de todos os cidadãos, e a busca por uma mobilidade urbana segura e inclusiva ganha destaque nesse contexto. Em busca de soluções concretas e uma reflexão mais aprofundada sobre o assunto, o Programa Caminhos para a Cidadania, com apoio da consultoria técnica do Instituto Crescer, selecionaram algumas leituras que podem contribuir significativamente para o aprendizado de professores e alunos. 

Confira mais sobre os materiais de curadoria, clicando aqui
Infográfico anual do programa

Descubra as conquistas do Caminhos para a Cidadania rumo a uma comunidade mais consciente e engajada. Clique aqui.

Image-24032103-1024x683.jpg Caminhos para a Saúde.png acao-social-em-goiania-oferece-servicos-gratuitos-de-saude-e-bem-estar-800x445.jpg
Saúde e Segurança
Caminhos para a Saúde: promovendo o bem-estar e apoio à saúde da comunidade

O Instituto CCR, por meio do Programa Caminhos para a Saúde, está empenhado em promover a saúde e o bem-estar das comunidades através de uma série de ações. Além do calendário de atividades em rodovias e mobilidade, a iniciativa foi realizada recentemente em comunidades próximas dos aeroportos de Uruguaiana e Joinville, administrados pela CCR.

Os participantes tiveram a oportunidade de realizar testes de glicemia e colesterol, aferir a pressão arterial e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Essas medidas são fundamentais para o monitoramento da saúde geral. Houve ainda massagens e cortes de cabelo. Para as crianças, foram organizadas atividades recreativas, garantindo um ambiente familiar e acolhedor.

Campanha do mês
Neste mês, o programa abordou como temática o Março Lilás, mês dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Também trouxe como tema o Dia Internacional das Mulheres, além de divulgar nos informativos o 180, central de atendimento à mulher para todo tipo de agressão.

DSC_1916.JPG
Saúde e Segurança
Alunos do projeto Basquete.com participam do Jogo das Estrelas do NBB

Cerca de 50 alunos do Projeto Basquete.com da cidade de Votorantim (SP), iniciativa apoiada pelo Instituto CCR, tiveram a oportunidade de vivenciar o Jogo das Estrelas do NBB, no início de março. Esse, que é o maior evento do basquetebol no Brasil, ocorre anualmente e reúne os principais jogadores profissionais da modalidade de todo o país para uma série de programações, ativações, desafios individuais e o Jogo das Estrelas propriamente dito. Essa grande festa do esporte, ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e marcou positivamente as vidas de cada uma das crianças e adolescentes que estiveram presentes.

Depoimento
1554151248643.jpg
João Marcelo Leitel
Diretor Executivo do Instituto ASPA

“Experiências como essas contribuem muito na formação dos nossos alunos, pois, entre muitas coisas, ampliam os seus horizontes para além das aulas semanais. Gostaríamos de agradecer especialmente a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a CCR, nossa patrocinadora, que proporcionaram aos nossos alunos uma vivência que lembrarão para o resto de suas vidas.”

© CCR 2023 · Av. Chedid Jafet, 222 · Vila Olímpia · São Paulo, SP 04551-065 · Brasil
Instituto CCR Site CCR Termos de uso Política de privacidade
Quer parar de receber esses e-mails? Clique aqui