Não consegue visualizar? Clique aqui
logo instituto CCR logo CCR
EDIÇÃO Nº 95 • Fevereiro | 2024 • Tempo de leitura: 8 minutos www.grupoccr.com.br/instituto-ccr
20230712_MLP_Exposicao_Nossas_Cancoes_045.JPG
Educação e Cultura
Museu da Língua Portuguesa: exposição Essa nossa canção recebe mais de 160 mil visitantes

A exposição Essa nossa canção, realizada pelo Museu da Língua Portuguesa e com patrocínio máster do Grupo CCR, recebeu 162 mil visitantes entre julho do ano passado e janeiro deste ano. E ainda dá tempo de você visitar: a mostra segue até o dia 24 de março.

Com curadoria de Carlos Nader e Hermano Vianna, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, a mostra Essa nossa canção abarca diversos gêneros do cancioneiro brasileiro, promovendo conexões entre algumas das canções mais representativas da história da música nacional às formas contemporâneas de expressão musical. Da bossa nova ao sertanejo; do rock ao samba; do funk ao axé; do chorinho ao forró – a exposição reafirma a força da diversidade brasileira através da canção.

Sábados gratuitos
Os sábados gratuitos do Museu da Língua Portuguesa também contam com o apoio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, o que possibilita a entrada de milhares de pessoas ao espaço. De julho do ano passado até janeiro deste ano, 66.409 entraram gratuitamente.

Para conhecer gratuitamente o Museu da Língua Portuguesa, retire os ingressos on-line pelo site da Sympla. No dia da visita, é preciso apresentar o voucher impresso ou pelo celular. O agendamento dos bilhetes terá dia e horário marcado para controlar a quantidade de pessoas no espaço ao mesmo tempo, evitando aglomerações e proporcionando uma experiência mais segura para todos.

20240125-iccr-portinari-035.jpg 20240125-iccr-portinari-028.jpg LAF_0117.jpg
Educação e Cultura
Exposição imersiva sobre Candido Portinari na Estação Higienópolis: conheça as obras do artista

Em comemoração aos 470 anos da cidade de São Paulo, o Grupo CCR presenteou a capital paulista com uma exposição imersiva de Candido Portinari. Na Estação Higienópolis, os clientes podem observar a exposição gratuita com 44 réplicas de Candido Portinari. A iniciativa faz parte do Projeto Centenários, do Grupo CCR, e segue até janeiro do próximo ano.

Viabilizada pelo Instituto CCR, a mostra confere uma nova identidade visual à estação e insere os clientes da ViaQuatro em um cenário repleto de pinturas emblemáticas que marcaram a trajetória de Portinari. A começar pela reprodução dos painéis “Guerra e Paz” – expostos na sede da ONU, em Nova Iorque – no túnel de acesso ao metrô. A exposição também apresenta 44 réplicas de pinturas, que são exibidas em painéis, portas de vidro nas plataformas e escadas rolantes. Além disso, um vagão de trem foi customizado com quadros populares do artista.

IMG-20240122-WA0058.jpg
Saúde e Segurança
Caminhos para a Saúde expande serviços para a Linha 5-Lilás

O Programa Caminhos para a Saúde segue expandindo as suas ações. Desta vez, a iniciativa chegou à Linha 5-Lilás, administrada pela ViaMobilidade. Os clientes receberão a ação uma vez ao mês, com serviços de massoterapia, teste de glicemia e colesterol, aferição de pressão arterial e avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), além de acolhimento inicial com um psicólogo. A primeira ação aconteceu no fim de janeiro, na Estação Hospital São Paulo. A proposta é que as ações do programa percorram as estações. Tudo gratuito.

Balanço do programa
Em 2023, foram realizados mais de 52 mil atendimentos e mais de 64 mil procedimentos. O programa passou por todas as rodovias gerenciadas pelo Grupo CCR, além de sete aeroportos, iniciou sua atuação no VLT Carioca, além de continuar suas atividades nas unidades Metrô Bahia, CCR Barcas e ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.

Um dos participantes do programa é o caminhoneiro Ivan Carlos Silva. Frequentemente, ele passa nas ações do Caminhos para a Saúde e realiza os exames. Para ele, cuidar da saúde é essencial.

Depoimento
Ivan.png
Ivan Carlos Silva
Caminhoneiro participou da ação na SPVias

“Na estrada já passei por vários postos fixos e itinerantes do programa. Para nós [profissionais do volante], essa é a única oportunidade para checar a saúde. É preciso dar atenção para a saúde e o Caminhos para a Saúde facilita isso.”

Clique aqui e saiba mais do programa
20231005-iccr-carapicuiba-067.jpg
RPH_9626.jpg RPH_9722.jpg RPH_9747.jpg
Educação e Cultura
Caminhos para a Cidadania: 3.900 educadores capacitados em alfabetização e cidadania

Educadores de várias regiões do Brasil participam anualmente do Programa Caminhos para a Cidadania. Em 2023, a iniciativa atingiu excelentes resultados e 3.900 professores se cadastraram na plataforma de cursos do programa, tendo acesso a materiais temáticos sobre alfabetização e cidadania, além de curadorias educativas e webinários. Indiretamente, 117 mil estudantes tiveram contato com o programa e 700 escolas participaram. O Caminhos contou ainda com 232 municípios parceiros, em 26 estados e o Distrito Federal.

Concurso cultural
Outro destaque do programa é o concurso cultural, criado para os professores desenvolverem projetos de cidadania que envolvam toda a comunidade escolar. Com a chance de dar vida ao projeto, o concurso tem recebido cada vez mais inscritos.

Depoimento
Ariane Teles.png
Ariane Teles
Analista de Responsabilidade Social

“Dos 80 projetos inscritos no ano passado, saíram 30 finalistas e desses 30 saíram 10 vencedores, professores de vários municípios. Cada um foi beneficiado com 30 mil reais em benfeitorias para a escola e uma mentoria para tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática.”

Clique aqui e saiba mais do programa
© CCR 2023 · Av. Chedid Jafet, 222 · Vila Olímpia · São Paulo, SP 04551-065 · Brasil
Instituto CCRSite CCRTermos de usoPolítica de privacidade
Quer parar de receber esses e-mails? Clique aqui